Evento internacional destaca saúde, nutrição e sustentabilidade na pecuária

O diretor comercial do Grupo Real, Marcelo Renck Real, participou ao vivo do programa Microfone Aberto, da Massa FM Campo Grande (93,7 FM), na manhã desta terça-feira (21). Ele destacou a realização da Convenção Integra CMR, evento técnico internacional voltado à saúde e nutrição animal, que ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de outubro, em Campo Grande (MS).

A convenção reunirá especialistas e produtores do agronegócio no Brasil, Paraguai e Bolívia. O objetivo é debater temas relacionados à sanidade, produtividade e sustentabilidade na pecuária moderna. 

O evento será realizado em diferentes locais da capital, como Ondara Buffet, Fazenda Churrascada e a matriz do Grupo Real. Estão confirmados profissionais de 19 estados brasileiros e convidados internacionais. Entre os palestrantes estão Amanda Quintal (Fazu/UFMG), José Renato Chiari (Associação Brasileira dos Criadores de Girolando), José Antônio Dias Garcia (Unicamp), Leopoldo Pereira (FEBRAPDP) e Edson Laroca Filho (Agropecuária Guapira). Além disso, o atleta paralímpico Fernando Rufino participará abordando foco, superação e determinação aplicáveis ao campo.

Sustentabilidade e prevenção como pilares da pecuária

O diretor comercial do Grupo Real, Marcelo Renck Real, ao vivo no Programa Microfone Aberto da Rádio Massa FM Campo Grande (MS).

Durante a entrevista, Marcelo Renck Real destacou a importância da Convenção Integra CMR para o fortalecimento da pecuária brasileira diante dos desafios atuais do campo.

“O evento reunirá os melhores pecuaristas de corte e leite do país, além de especialistas e produtores da Bolívia e do Paraguai. A proposta é promover a troca de experiências e mostrar como a prevenção, o manejo adequado e o uso de tecnologias podem aumentar a produtividade com menor custo e maior sustentabilidade”, afirmou.

O diretor reforçou que o tratamento preventivo dos animais é essencial para garantir desempenho, bem-estar e eficiência produtiva.

“A prevenção reduz custos e aumenta resultados. Há quatro décadas o Grupo Real atua com essa visão, valorizando todas as pessoas envolvidas na cadeia produtiva e na sustentabilidade”, explicou.

Cenário da bovinocultura brasileira e desafios regionais

Marcelo Renck Real comentou sobre o desempenho da pecuária brasileira em comparação com os países vizinhos.

“A pecuária brasileira é autossustentável. Caso contrário, não existiria mais. O produtor brasileiro trabalha com resiliência, mesmo diante de altos custos tributários. Enquanto Paraguai e Bolívia crescem com políticas de incentivo e uso de tecnologia, o Brasil precisa enfrentar um ambiente mais desafiador”, pontuou.

Ele também destacou o avanço tecnológico dos vizinhos:

“A pecuária paraguaia impressiona pelo uso de tecnologia, enquanto o Brasil, os custos e impostos dificultam a produção. Apesar disso, seguimos mostrando que o setor pode ser competitivo e sustentável”, concluiu.

Reconhecimento internacional e compromisso ambiental

O diretor lembrou que o Grupo Real recebeu importantes certificações recentemente, como o programa Ciclos que será apresentado na Cop20 em novembro. 

“Em janeiro, conquistamos o selo ESG-FIEMS de sustentabilidade, concedido pela FIEMS. Isso chancela nosso compromisso com boas práticas ambientais, sociais e de governança. Agora, fomos convidados para representar o estado na COP30, em Belém (PA), levando o Programa Ciclos”, explicou.

Além disso, ele reforçou durante a entrevista que o reconhecimento não apenas fortalece a mentalidade da empresa com tecnologias limpas, mas também consolida sua atuação em práticas sustentáveis.

Integração entre tecnologia, rentabilidade e sustentabilidade

A Convenção Integra CMR contará com mais de 200 profissionais confirmados, além de parceiros com mais de 20 anos de atuação. Eles desenvolvem soluções para reduzir químicos e controlar parasitas, como o carrapato — um dos principais desafios da pecuária nacional.

O evento abordará temas como bem-estar animal, rastreabilidade, homeopatia aplicada à pecuária e integração tecnológica no campo.

“O objetivo é mostrar como a pecuária pode ser rentável, sustentável e eficiente. O nome ‘Integra’ reflete esse propósito: integrar ciência, tecnologia e campo. Será um evento técnico, voltado a profissionais e especialistas, com espaço aberto para debate e construção de soluções conjuntas”, concluiu Marcelo Renck Real.